11/06/2011

REFORMA POLÍTICA E MULHERES.VAMOS NOS MOBILIZAR!


MULHERES E TODA SOCIEDADE,DEVEMOS NOS MOBILIZAR PARA SERMOS BEM REPRESENTADAS,VAMOS PARTICIPAR!
Pois a mulher na política garante maior transparência ao sistema representativo e principalmente, a legitima expressão de toda a sociedade!

No dia 06.06.2011,aconteceu a audiência pública sobre “A Reforma Política e as Mulheres”, promovida em São Paulo, para toda a região sudeste, pelo Senado Federal e presidida pela senadora Marta Suplicy, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Estive presente no evento representando as mulheres de Aruja, juntamente com mais de 300 pessoas interessadas em protagonizar esta defesa da lista fechada com alternância de gênero, para assim podermos minimizar uma supra representação existente em todas as estancias políticas.
Participaram da mesa da audiência, ao lado da senadora Marta: a nossa Deputada Federal Janete Rocha Pieta, a procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Luiza Nagib Eluf, a deputada Célia Leão (estadual).
Representando a sociedade civil, também participam da mesa: a diretora Titular do Comitê de Responsabilidade Social da FIESP, Eliane Belfort, a conselheira seccional e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, Fabíola Marques, Célia Regina Costa, da direção executiva da CUT, a secretária nacional de Políticas para Mulheres da Força Sindical, Maria Auxiliadora dos Santos, e a coordenadora executiva da Secretaria de Mulheres da União dos Movimentos de Moradia (UMM-SP), Maria das Graças de Jesus.
A senadora Marta defendeu “ações afirmativas” para elevar a representação das mulheres no Congresso.Marta disse, também, que é preciso refletir sobre a Reforma Eleitoral ser referência não apenas para os próximos cinco ou seis anos. Nossas ações vão influenciar varias gerações futuras. Nós, mulheres, não podemos ficar fora da política. É preciso ter uma ação positiva.”
De acordo com a senadora, apesar de há 20 anos haver cota para a participação de mulheres na política, a falta de penalidades aos partidos que descumprem sua previsão tem atrapalhado o avanço da representatividade das mulheres. “Tem de haver punição (para partidos que descumprem a cota)”, defendeu.
Marta afirmou que é preciso ainda oferecer condições efetivas de as mulheres ocuparem as cadeiras; não serem apenas candidatas. “E isso, como não é prioridade para a maioria no Congresso, nós, mulheres, temos de abrir o olho. Se tiver uma lista, para mulher poder ter a garantia de candidatura, todas vão querer. Temos muitas mulheres qualificadas."
Enfim creio que temos que garantir a real ocupação das cadeiras na política, não apenas servirmos para preenchimento das listas dos partidos e temos que nos mobilizar na defesa da lista pre-ordenada, corrigindo garantindo a sub representação das mulheres na política.
Pois a mulher na política garante maior transparência ao sistema representativo e principalmente a legitima a expressão de toda a sociedade!

MULHERES E TODA SOCIEDADE DEVEMOS NOS MOBILIZAR PARA SERMOS BEM REPRESENTADOS,VAMOS NOS ORGANIZAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário